Categorias...

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Hortas e crianças

Eu sempre planejei plantar temperos na minha casa, mas faltava coragem e iniciativa, eu achava que faltava espaço também, mas hoje eu sei que qualquer lugarzinho que bate bastante sol pode ter um pouquinho de verde.
Conforme a Isabel foi crescendo esse projeto renasceu em mim e em agosto eu resolvi dar o pontapé inicial: delimitei um espaço no meu quintal com blocos, tirei o entulho e pedras que haviam no local, comprei terra adubada orgânica e joguei sementes de couve e tomate-cereja lá. Depois li na embalagem que essas sementes tinham que ser plantadas antes na sementeira pra depois ir pro solo, só que, por incrível que pareça, elas estão crescendo e bem bonitinhas por sinal! Eu que não sabia direito como funcionava o negocio estou com 2 meses de plantio e ainda montando a minha composteira, YES, WE CAN!


A Isabel está crescendo, logo logo completa 2 aninhos, com certeza vai ser legal que ela tenha esse contato próximo com as plantas já na infância, afinal que criança não se encanta ao ver o grãozinho de feijão brotando em cima do algodão molhado? Imagine então ter uma horta inteira pra explorar!!!
Observar a natureza traz um aprendizado e experiência incrível para as crianças. Elas podem aprender sobre o ciclo da vida das plantas, aprendem que para as plantinhas crescerem fortes e bonitas elas precisam de cuidado, criam noção de responsabilidade e respeito à natureza, plantando elas são estimuladas à alimentação saudável e à conhecer novos sabores.
Ter uma horta em casa, mesmo que pequena, pode proporcionar todos esses benefícios para as suas crianças e para toda a sua família!
Me despeço com uma foto da nossa couve e o tomate-cereja bebezinhos, espero voltar logo com novidades sobre a horta!


9 comentários:

  1. Oi flor! Seu blog é muito fofo! Adorei conhecer seu espaço e amei sua visita no meu blog! Sabe que eu sempre quis fazer meu canteiro de temperos aqui em casa, mas sempre bateu um desânimo. Agora olhando essas fotos, eu super me empolguei. Sério! Vou tratar de colocar a mão na massa! bjs Camila Vaz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os temperos são os que estão mais me empolgando, crescem rapidinho! Depois quero colocar a foto do coentro aqui no blog, e a salsinha ia bem até que minha filha derrubou no chão... hahaha tive que começar tudo de novo!
      Beijão!

      Excluir
  2. Oi, Andressa! Parabéns pela horta! Que bom que estão crescendo lindamente mesmo sem terem sido plantadas em copinhos menores primeiro. To vendo que tu tem a mão boa pra planta, rs! Por aqui temos uma horta com muitos tomates que herdamos dos últimos moradores. Mas no inverno tudo morre e temos que plantar novamente na primavera do ano que vem. Ciclos, assim é a vida!
    Beijos e boa sorte com a horta!
    Rita
    http://melancianabarriga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que puxei este dom da minha vó! rsrs Ela é doida por flores e cuida do orquidário da patroa dela faz muitos anos, só confia na minha vó pra este serviço! Obrigada e espero que a sua prospere também!

      Excluir
  3. Ahhh que delícia... a criança fica muito mais solta e hoje em dia é tão difícil encontrarmos tempo e espaço pra essas coisas que realmente valem a pena. Está muito bem feita a hortinha de vocÊs...parabens =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que fique mesmo! Eu fui criada em apartamento e pouco contato com a natureza, não saíamos muito pra parques, lugar com bastante verde e hoje tento lutar contra meu nojinho de terra, tatu bola, minhoca e insetos. Espero que isso faça com que minha filha não seja assim como eu rsrsrs

      Excluir
  4. Que bacana, Andressa! Uma criança que tem a oportunidade de viver em um ambiente de plantio, sem dúvida, tem muito a ganhar na vivência e experiência de mundo.
    Parabéns pela iniciativa.

    Abraços,
    http://www.ninaesuasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. ah que legal queria muito fazer isso com as meninas
    acho tão importante o contato com a natureza
    e a responsabilidade que é nossa
    cuidar da natureza
    linda noite
    tem sorteio no blog
    participa espreo que goste bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir