Categorias...

sábado, 3 de agosto de 2013

Semana Mundial de Aleitamento Materno #SMAM2013


Dia 01 de agosto começou a Semana Mundial de Aleitamento Materno ( #SMAM2013), o tema deste ano é "Apoio às mães que amamentam".

Ao ler o tema tentei refletir o quanto o apoio é necessário para ter sucesso na amamentação:

Os primeiros dias com um bebê recém nascido em casa são muito cansativos, toda a rotina da família são reconfigurados para atender as necessidades dele, que é mais frágil e precisa de toda atenção do mundo! No meio dessa mudança está a mãe que, não podemos negar, é a pessoa que mais se doa e é solicitada por ele. A mulher fica cansada, com sono, mal consegue se alimentar e tomar banho direito, sente o bico do peito dolorido por conta da amamentação, eles vazam direto, e o bebê, aaa o bebê!!! Chora de hora em hora querendo mamar!!!Socorro!!!! ( quantas vezes sentei com a Isabel no colo e chorei em um momento desses).
Nesta hora é importante o apoio positivo das pessoas que convivem com a mulher que está amamentando, não só ajudando com o bebê (olhando pra mãe comer ou tomar banho) ou com as coisas da casa (lavando roupa, cozinhando, limpando), mas incentivar como um todo para que as primeiras semanas de amamentação ocorram bem.
Passadas essas primeiras semanas o bico do seio volta ao normal e as rachaduras saram, o leite sai na quantidade certa pois já está adaptado à demanda do bebê, o recém nascido já está espertinho e consegue mamar mais por menos tempo, ele fica saciado rapidamente e não fica pendurado na mãe por horas e horas... aí minha amiga!!! A amamentação se torna o momento mais prazeroso entre você e seu filho (a), um tempinho de intimidade, vínculo, afetividade...

Por isso vale à pena persistir, e quem têm uma amiga, parente, vizinha que está amamentando, apoie e incentive!

#SMAM2013 #SMAM #semanamundialdoaleitamentomaterno #semanamundialdaamamentação
 

Um comentário:

  1. Acho muito importante movimentos como esse para incentivar as mamães a não desistir da amamentação.
    Bjks
    Mãe Vaidosa

    ResponderExcluir