Categorias...

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Minha experiência de amamentação

Pra fechar a Semana Mundial de Aleitamento Materno venho contar como foi que aconteceu a amamentação por aqui, comigo e com a Isabel.

Antes do nascimento:
A amamentação sempre foi algo extremamente natural pra mim, nunca passou pela minha cabeça não amamentar. Eu também não tinha ideia dos benefícios pra mãe e pro bebê que essa alimentação proporcionava, tampouco imaginava que algumas mulheres tinham muitas dificuldades, dores e acabavam desistindo.
Meus seios cresceram um pouco na gravidez, nunca ficaram doloridos, pesados, nem saiu nadinha de colostro antes. E eu também nunca encuquei com essas coisas de "não vou ter leite!" por causa desses fatores.
Preparação do seio?! Não preparei!
Bico invertido?! Nem sabia o que era isso!
Acessórios pra amamentar?! Não comprei!
Sim, parece que eu vivia num mundo paralelo! E por essa naturalidade estar tão embutida em mim, na minha gestação, eu nunca pesquisei sobre nada relacionado a este tema.

Após o nascimento na maternidade:
Em menos de 1 hora após a cirurgia eles me vestiram uma espécie de tomara que caia e a Isabel foi colocada dentro dele, a enfermeira me orientou a tentar amamenta-la, e é impressionante como parece que ela e eu já havíamos feito isso a vida toda. Não sei se saiu leite mas a Isabel sugou bastante, eu só sabia admirar meu milagrinho!
Já no quarto da maternidade ela intercalou momentos que pegava bem o bico e momentos que ficava muito nervosa porque não conseguia, acordava acho que de 1 em 1 ou 2 em 2 horas, ainda nesses primeiros dias meu bico do peito começou a rachar e cada vez que a Bel ia começar a sugar eu fechava o olho e me encolhia toda de dor. As enfermeiras da USP foram muito atenciosas, me ensinaram a pega correta, passar o próprio leite no peito pra rachadura, foram lições muito importantes pra mim que não sabia de nada.
Em um momento cheguei a me preocupar se meu leite seria suficiente, uma outra mãe que compartilhava o quarto comigo estava sempre com a camisola molhada de leite. Neste momento meu leite ainda não tinha descido de vez, somente o colostro estava lá para imunizar e fortalecer a Bebel.
Ela ganhou o peso necessário e depois de 3 dias fomos pra casa.

Após o nascimento, já em casa:
Fiquei na casa da minha vó até o 20° dia da Isabel, e sabe como é vó né gente?! Dá-lhe canjica, canja, sucos de todos os tipos pra dar leite... hehehe Uma fofa minha vó!
E lá, aí sim, o leite veio e veio com tudo! Comprei uma concha de amamentação e foi a salvação pra conter tanto leite (também ajudou a cicatrizar o bico machucado pois evita o contato do seio com o sutiã e, quando está cheio o próprio leite fica em contato com o bico e ajuda ainda mais pra curar os machucados).
Hoje me envergonho disso mas eu dizia que esse era o grande problema de amamentar, estar sempre com os seios molhados, vazando, cheirando a leite, e por diversas vezes pensei em desistir por essa razão. Como eu era tola! Tive muita sorte, isso sim, hoje sei dos casos de mães que sofrem com machucados, sangue e até pus no bico do seio, o meu parou de doer em menos de duas semanas e a vazação parou antes dos 2 meses da Isabel.
Quando ela completou 2 meses ela virou uma menininha bem dorminhoca, dormia a noite toda. Resultado: seios empedrados! No começo doeu muito, tive febre, acho que foi o começo de uma mastite, digo que acho pois não cheguei a ir no médico ver o que estava acontecendo. Contornei a situação colocando o relógio pra despertar 2 vezes durante a madrugada e esvaziava as mamas, passou.

Desmame:
Quando ela tinha 3 meses já comecei a introdução dos alimentos sólidos e a acostumá-la com a mamadeira de leite artificial pois quando ela completasse 4 meses eu teria que voltar a trabalhar. Aí já viu! Não demorou muito pra ela perceber que é bem mais fácil sugar o leitinho na mamadeira do que no peito e assim paramos de vez com a amamentação aos 6 meses.


Depois que os incomodos passam amamentar se torna muito prazeroso, fácil, gratificante.Foi muito boa essa experiência,mesmo que tenha sido por pouco tempo.

#SMAM2013 #SMAM #semanamundialdoaleitamentomaterno #semanamundialdaamamentação
 


2 comentários:

  1. lembrar do primeiro dia meu da julinha, é verdade como parece q já fizemos isso antes rsrsr, ai q emoção. SOU DO BLOG DEPOIS QUE CASEI ENTÃO VAMOS FAZER ASSIM SUA PARTICIPAÇÃO FICA CERTA E SE VC TRAZER MAIS AMIGAS EU LEVO ATE VC A CESTA, SE CASO VC NÃO INDICAR NINGUEM E GANHAR COMBINAMOS COMO ENTREAR OK,UM GRANDE BJOOO

    ResponderExcluir
  2. nossa voltei a trabalhar dia 06-01-14,meu bebe ainda mama no peito,mas ja come papinha e toma mamadeira..
    meus seios ficaram inchados,pois o bico estava machucados,sofri muito com os seios inflamados. mas deu tudo certo.

    ResponderExcluir